quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A DIVISÃO DE QUARENTA E SETE IGREJAS TROUXE PERFEIÇÃO DOUTRINÁRIA


O texto abaixo é uma ficção que tem sido uma boa realidade em nossos dias: Divisão de Igrejas por motivos carnais, doutrinários, briga de liderança etc. É uma sátira de uma triste realidade Infelizmente, a multiplicidade de divisão escandaliza. Em nome de um "ponto da verdade", e não em nome do "Sistema de Verdade", chegam-se aos caos denominacionais visto entre tantos segmentos, inclusive dentro do segmento reformado. Em nosso caso, muito mais, quando irmãos e amigos dividem-se por questões que nem mesmos os grandes reformadores foram adiantes. Já fui alvo de inquirição se em minha igreja tinha ou não "grupo de louvor", se cantávamos apenas os Salmos, se os ministros usam ou não "colarinho clerical" ou paletó, se a gente é a favor ou contra o álcool, tatuagens etc.; gente que saiu da igreja porque não se bate palmas, não se tem "dancinha", não tem músicas ritmadas (para o balanço, claro. Não para reflexão e meditação das letras, mas para o balanço), porque não tem "cultinho para as crianças". Vão ao texto abaixo e vejam se não é assim que tem acontecido.

"E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?"(1 Coríntios 3.1 -4)

___________________________________________________________________


Centerville, Ga – A pequena comunidade de Centerville tem uma população de pouco mais de 5000 pessoas. Mas com um total de 48 Igrejas Presbiterianas, elas também detêm o recorde de maior número de Igrejas Presbiterianas em uma cidade pequena. O elevado número de igrejas tem a ver com várias divisões que ocorreram ao longo dos anos por causa de um probleminha ou outro. Originalmente, em 1899, apenas uma igreja Presbiteriana existia simplesmente conhecida como “Igreja Presbiteriana de Centerville”. Com cerca de 20 famílias, a igreja era, naquela época, a maior da região de Centerville.

Por volta de 1911, a igreja cresceu para quase 150 membros, uma igreja consideravelmente grande naquele tempo. Mas, uma disputa surgiu dentro da congregação sobre se o ofertório deveria ser feito antes ou depois do sermão. Assim, a primeira divisão ocorreu, com uma congregação dissidente formando a “Igreja Presbiteriana Reformada de Centerville”.

Em 1915, uma disputa surgiu entre os membros da Igreja Presbiteriana Reformada de Centerville (IPRC) sobre a questão do Princípio Regulador do Culto. Parece que alguns membros da IPRC gostavam da ideia de ter flores no santuário, enquanto outros faziam objeções. Como resultado da disputa, a IPRC dividiu-se e a Igreja Presbiteriana Reformada Trinitariana de Centerville (IPRTC).

Mais separações ocorreram entre os anos de 1915 e 1929 por conta de vários outros assuntos. Foi em 1931 que outra disputa surgiu entre os membros da Sétima Igreja Presbiteriana Pactual Reformada de Centerville (SIPPRC) sobre o assunto que nenhum membro parece lembrar, nem qualquer registro ficou sobre o assunto. É suficiente dizer, que aproximadamente metade da congregação se separou e 9 pessoas formaram a Terceira Igreja Presbiteriana Pactual Reformada Trinitariana de Centerville (TIPPRTC)

Novamente, mais divisões aconteceram entre 1931 e 1975 quando a maior divisão ocorreu dentro da IPEU (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos) sobre uma fusão com a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos das Américas (IPEUA), uma igreja mais liberal. Naquele tempo, a Décima Primeira Igreja Presbiteriana Pactual de Westminster de Centerville (DPIPPWC) votou a favor da fusão na IPEU. Quinze membros romperam e formaram a Igreja Presbiteriana de São João (IPSJ). Uma semana mais tarde, a IPSJ dividiu-se por causa da escolha do nome, pois alguns membros tinham objeção em usar a palavra “Santo” em um nome de uma Igreja Reformada.

Desde 1975, outras separações ocorreram, com a mais recente ocorrida na última semana, quando uma contenda surgiu entre os membros da Nona Igreja da Primeira Presbiteriana Pactual de Second Street (NIPPPSS) sobre a questão da observância do Dia do Senhor. A questão era se era aceitável ou não para alguém acessar o seu e-mail no Dia de Descanso. Aqueles que eram contrários saíram e formaram a “Igreja Presbiteriana Totalmente Reformada Pactual Westminsteriana do Dia do Senhor do Princípio Regulador do Culto da Credo-Comunhão Pressuposicional Amilenista de Centerville”

“Eu creio que temos, finalmente, chegado ao certo”, disse Paul Davis, Presbítero Docente da IPTRPWDSPRCCCPAC. “Agora temos uma igreja com 100% de pureza doutrinária”.

PTRCWSRCCAPCC está aguardando crescimento e ajudar a comunidade.

“Somos 6 pessoas aos Domingo, por enquanto”, disse Davis. “Eu sei que números não são importantes, mas nós estamos esperando crescer um pouco mais.



Um comentário:

Salviano Adão disse...

A paz queridos, meu nome é Salviano Adão do blog; A única verdade em sua própria bíblia. O motivo do meu contato é porque gostaria de fazer uma parceria em nome de Jesus, já postei o blog dos queridos em minha lista de blog, passa lá depois para dar uma conferida, e gostaria que vocês também postasse o meu blog em seu blog, mas essa parceria é só se quiser.
Que Deus abençoe e aguardo o seu contato.