segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Apologética para a Glória de Deus

A Editora Cultura Cristã cumprindo a proposta de publicar obras de referências no campo da Teologia, acaba de publicar a obra do Dr. John Frame (na verdade, esta é a terceira obra do autor publicada pela ECC. As outras foram: 1) Em Verdade e Em Espírito, na área de Teologia do Culto; 2) Não há Outro Deus, uma resposta ao Teísmo Aberto; 3) O Conhecimento de Deus, na área de Epistemologia Cristã e Apologética). Este último livro tem sido considerado como uma introdução à Apologética Pressuposicionalista e fornece o backgroud filosófico do "Apologética para Glória de Deus".

O Dr. John M. Frame foi professor de Apologética e Teologia Sistemática no Westminster Theological Seminary por 31 anos! Hoje ensina estas disciplinas e Filosofia no Reformed Theological Seminary. Tem a facilidade de escrever (é um escritor prolífico) assuntos complexos em linguagem simples.

Assim o autor descreve esta obra no prefácio: "de boa consciência, eu posso descrever este volume como apologética "Reformada"(aspas no original - NR) e como pertecendo a aquele tipo especial de apologética Reformada desenvolvida por Cornelius Van Til. Eu não concordo, necessariamente, com cada sentença que Van Til escreveu. De fato, alguns Vantilianos descreverão esta obra como "revisionista"(aspas no original - NR)(p. xi)

De fato, o Dr. John Frame é tido como um herdeiro da tradição vantiliana, da qual ele se considera devedor (p. xii), ainda que ele tenha avançado e aprofundado seus insights. Bom, o certo é que não é possível ler o livro e não sentir nele os traços da Apologética de Van Til. Ainda assim, o livro do Dr. Frame não tem por objetivo "explicar Van Til ou mostrar o relacionamento preciso entre suas ideias" e a de Van Til.(p. xi, xii). Este objetivo encontra-se em seu livro Cornelius Van Til: An Analysis of his Thought (Phillipsburg, NJ: Presbyterian & Reformed Publishing Co., 1995), ainda sem edição em português. Embora, pessoalmente, eu considere o pupilo mais brilhante de Van Til, Greg L. Bahnsen, aquele que melhor explicou a metolodologia apologética e epistemológica de Cornelius Van Til em seu livro Van Til's Apoologetics: Readings and Analysis (Phillipsburg, NJ: Presbyterian & Reformed Publishing Co., 1998, 764p.), não podemos deixar de reconhecer as ricas contribuições no campo da filosofia reformada feita pelo Dr. Frame.

O livro original está dividido em nove capítulos e dois apêndices. Frame apresenta os princípios da apologética (cap. 1); a mensagem do apologeta (cap. 2) e apresenta a apologética como prova (cap. 3), como defesa (cap. 6) e como um ataque ofensivo, ou seja, como crítica ao pensamento incrédulo (cap. 8), visão esta peculiarmente Van Tiliana a que o Dr. Frame chama de "três aspectos da apologética"(p. 2). Ele não teme lidar com as questões tradicionais da apologética: a Existência de Deus (cap. 4); a autoridade dos Evangelhos (cap. 5); o problema do mal (cap. 6 e 7), tratando deste problema, considerado a "última fronteira da apologética cristã", tanto pela filosofia (considerados não-bíblicos e inadequados, segundo Frame [p. 171]) quanto pelas Escrituras, mostrando como as Escrituras lidam com este problema de maneira sólida e eficaz. Por fim, o Dr. Frame nos dá um exemplo de um hipotético "diálogo apologético" entre ele e um passageiro num avião.

Neste livro você não encontrará apenas maneiras de lidar com questões difícies levantadas pelos inimigos da Fé Cristã, mas também o teor pastoral da apologética de Van Til (suaviter in modo, fortiter in re).

A despeito de minhas dificuldades com o "pressuposicionalismo" do Dr. Frame, considero este livro uma boa introdução à perspectiva da Apologética Reformada, embora gostaria de ver o Pressuposionalismo Vantiliano apresentado pelo Dr. Bahnsen ou Michael Butler. Certamente que agradeço a Deus, ao Dr. Frame e à Editora Cultura Cristã por esta obra.

Apenas para divulgação deixo este pequeno comentário. Estou preparando uma resenha mais completa do livro assim que ele chegar em minhas mãos a edição em português.

Postado por Gaspar de Souza
___________________________

CÓD. CEP-0741

Apologética para a glória de Deus

John Frame

Preço R$ 44,00Comprar

Disponibilidade em estoque: Disponível

Sinopse

Este livro é uma "introdução" em vez de um sistema compreensivo de apologética. Entretanto, é escrito para pessoas aptas para leitura de material acadêmico de nível universitário que estejam seriamente dispostas a resolver questões que apresentam certo grau de dificuldade.

Por que mais uma introdução à apologética? Bem, à parte dos escritos de Val Til, poucas introduções à apologética, se houver, vão à própria Bíblia para inquirir mais detalhadamente sobre normas para a apologética. Espero que este livro preencha o vazio.

John Frame, do Prefácio

John M. Frame (A.B. pela Princeton University; B.D. pelo Westminster Theological Seminary; A.M. e M.Phil. pela Yale Univsersity) é professor de Teologia Sistemática e Filosofia no Reformed Theological Seminary, no campus de Orlando.

Ficha Técnica

  • Título: Apologética para a glória de Deus
  • Subtítulo: Uma introdução
  • Autor(es): John Frame
  • Código: CEP-0741
  • ISBN: 9788576223498
  • Páginas: 224
  • Tamanho: 16 x 23 x 1.2 cm
  • Acabamento: Brochura
  • Peso: 340g
  • Categoria: Livros - Apologética
  • Categoria: Livros - Teologia
  • Ano: 2011

Um comentário:

Leonardo Bruno Galdino disse...

Putz! Deu até água na boca agora! rsrs! Vou ver se compro. Valeu pela indicação, Gaspar.

Abraços!