quinta-feira, 1 de abril de 2010

POESIA MATUTA DO MEU POVO


Sei que esse negócio de "regionalismo" é bobagem. Sei que no Brasil existem "brasileiros", com muitas caras, muitos sotaques, muitos "brasis", claro. É nessa unidade diversificada que podemos ver a riqueza da cultura nacional. No caso agora, apresento algo que sou apaixonado: Poesia de Viola, o Repente. Especialmente os "Matelos à Galopado", as "Sextilhas", os "Desafios", as Prosas, os Poemas etc. Quem, no nordeste repentista (é diferente de "embolada", ok?), não se lembra de Ivanildo Vila Nova, Rogério Menezes, Raimundo Caetano, Os Nonatos, Oliveira de Panelas, Patativa, Edmilson Ferreira, Antônio Lisboa, Geraldo Amâncio e outros tantos? Aqui em Recife o Canal 22 (TV Pernambuco), todo sábado, 18 h30min, apresenta "O Canto dos Violeiros". É uma maneira de não deixar esta rica cultura nordestina morrer. É triste ver quantos jovens, crianças e até mesmo adultos não se interessarem por esta coisa que é nossa. Há um documentário que postarei, talvez, logo após este post. O documentário é de domíno público e é possível encontrar no site Domínio Público- Poetas do Repente. Ah, detalhe, o poema é feito de improviso, como se requer de todo Repentista.

Na minha visão cristã, eu não tenho como não ver a Criatividade fruto da Imagem de Deus no Homem. Para mim, este talento é um dom divino. São entusiastas(quem lê, entenda)

Por isso, como minha homenagem a estes grandes poetas, deixo alguns vídeos que retratam a gigantesa de nossos poetas. Parabéns, Repentistas dos meu Nordeste.
_________________________________

O Corpo Humano - Rogério Menezes e Raimundo Caetano: "Galope à Beira Mar"




Sou matuto Assumido - Valdir Teles e Raimundo Caetano - Mote em Dez



Nordeste Independente - Ivanildo Vila Nova e Braulio Tavares - Sextilha



Postado por Gaspar de Souza

Um comentário:

Heitor Alves disse...

Olá Gaspar.

O Banner da Sociedade teve uma pequena modificação. Pegue o novo código do banner lá na página da Sociedade Calvinista, ok?

Forte abraço!