sábado, 10 de abril de 2010

ORAÇÕES E DEVOCIONAIS DE JOÃO CALVINO

16
Uma exortação solene
Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.
Am 4.12

Esta passagem pode ser explicada de duas maneiras: como uma frase irônica, ou como uma simples e grave exortação ao arrependimento. Se a considerarmos ironicamente, o sentido seria: “Venham agora, encontrem-se comigo com toda a obstinação de vocês e com tudo o mais que lhes possa valer. Acaso conseguirão escapar da minha vingança opondo-se a mim, como têm feito até agora?”. E, por certo, ao denunciar o juízo final sobre o povo, é como se aqui o profeta quisesse tocar de propósito no âmago deles, quando diz: “Encontrem-se agora com o seu Deus e preparem-se”, quer dizer, “reúnam todas as energias, forças e auxiliares de vocês; apelem a tudo quanto esses recursos lhes oferecem”. Mas como no capítulo seguinte o profeta exorta novamente os israelitas ao arrependimento, e põe diante deles a esperança da graça, esse trecho deve ser tomado com outro sentido, como se o profeta dissesse: “Já que vocês se consideram culpados e parecem admitir que buscam subterfúgios inúteis, sendo totalmente incapazes de deter a mão do juiz de vocês, então procurem, pelo menos, ir ao encontro do seu Deus, antecipando-se à ruína iminente”. Os profetas, depois de ameaçarem o povo eleito de destruição, sempre amenizavam a aspereza da doutrina deles, visto que sempre havia um remanescente, embora oculto.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como a tua palavra nos convida amorosamente a ti mesmo, que não te fechemos os nossos ouvidos, mas nos antecipemos à tua vara é à tua disciplina; e quando, em razão da estupidez e insensatez com as quais nos embriagamos, tu acrescentas as punições com que nos instas incisivamente ao arrependimento, ó concede que não continuemos completamente intratáveis, mas que ao final volvamos nosso coração ao teu serviço, submetendo-nos ao jugo da tua palavra, e aprendamos pelos castigos com que nos afligistes, e ainda afliges, de sorte que volvamos a ti, de fato e de coração, oferecendo-nos em sacrifício, para que nos governes conforme a tua vontade, e assim domines todos os nossos sentimentos pelo teu Espírito, para que durante toda a nossa vida nos empenhemos na glorificação do teu nome, em Cristo Jesus, teu Filho nosso Senhor. Amém.


Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected prayers on facing pages.
Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 45 e 44
Tradução: Marcos Vasconcelos, julho/2009.
(mv.tradutor@gmail.com)

Nenhum comentário: