sexta-feira, 5 de março de 2010

A SEDE PELA FALSIDADE!

Enquanto preparava meu sermão em Marcos 1.21 - 28, lembrei-me de uma citação que li em "Elogio da Loucura". Para mim, retrata bem o que acontece em nossos dias acerca da pregação e dos "pregadores milagrairos" com suas mirabolantes estórias, bem como DO PÚBLICO QUE OUVE tais "cacarejadores". Curtam a sagacidade daquele que foi considerado um dos maiores humanista do século XVI.
__________________________________

“Os homens, enfim, querem ser enganados e estão sempre prontos a deixar o verdadeiro para correr atrás do falso.

Quereis d
isso uma prova sensível e incontrastável? Ide assistir a um sermão, e vereis que, quando o cacarejador (oh! Que injúria! Enganei-me, desculpai-me) queria dizer, quando o pregador aborda o assunto com seriedade e apoiado em argumentos, o auditório dorme, boceja, tosse, assoa o nariz, relaxa o corpo, inteiramente enjoado.

Se, porém, o orador, como quase sempre é o caso, conta uma velha fábula ou um milagre da lenda, então o auditório logo se agita, os dorminhocos despertam, todos os ouvintes levantam a cabeça, arregalam os olhos, prestam atenção”

Erasmo de Rotetrdam, Elogio da Loucura (1509), São Paulo: Martin Claret, p. 62

Postado por Gaspar de Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo Gaspar, eu não defendo a história cíclica visto que Deus é quem controla todos os eventos ocorridos (e todos que ocorrem/ocorrerão), mas ler o relato feito por Erasmo é o mesmo que ouvir um pastor do século 21 (exatos 501 anos a frente) se queixando do auditório da sua Igreja. Mas ainda bem que há pastores que continuam firme na missão de expor a Bíblia Sagrada por causa do compromisso assumido com o Senhor da Igreja. Neste caso, me valho das palavras de Ezequiel 3.4: "Disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel e dize-lhe as minhas palavras".

Deus vos abençoe e haja paz em ti!

Rev. Rogerio Mattos
I.P. ROÇADINHO - BA