sexta-feira, 19 de março de 2010

14
Experiência Abençoada

Sabereis, assim, que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela.
Jl 3.17

O profeta insinua que durante as aflições do povo o favor de Deus esteve tão oculto que eles não poderiam pensar senão que Deus os havia abandonado. A Palavra de Deus deveria verdadeiramente nos bastar quando somos assaltados pelos piores infortúnios; pois, ainda que Deus nos lance em abismos profundíssimos, quando ele nos ilumina com a sua Palavra, ela deve ser consolação abundantemente proveitosa para sustentar a nossa alma.

Há um conhecimento duplo: o da fé, recebido da Palavra de Deus; e o daquilo que chamamos de experiência, derivado do usufruto real [da salvação]. Os fiéis reconhecem sempre que a salvação está entesourada para eles em Deus, mas às vezes, pelo usufruto real [da salvação], não sabem que Deus é o Pai deles. Por isso, o profeta trata agora desse conhecimento da fé, quando afirma que eles precisam saber que têm um Deus. Mas como deverão saber isso? Pela experiência. Essa passagem ensina-nos que, apesar de Deus não manifestar explicitamente a sua mão em nosso socorro, ainda assim devemos aguardar esperançosamente o seu favor, pois o profeta falou com esta finalidade: para que os piedosos, antes do acontecimento ou do cumprimento da profecia, olhem para Deus e lancem sobre ele todos os seus cuidados.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como neste mundo temos de lutar continuamente, não somente com um único tipo de inimigos, mas com tipos inumeráveis, e não somente contra a carne e o sangue, mas também contra o maligno, o príncipe das trevas; — ó concede que armados do teu poder perseveremos inabaláveis nessa peleja; e ao nos afligires por causa dos nossos pecados, que aprendamos a nos humilhar e a nos submeter à tua autoridade, de sorte que possamos aguardar a redenção que nos está prometida; e apesar de muitas vezes percebermos os sinais do teu desprazer, ainda assim permite sempre que, pela esperança, ergamos nossos pensamentos ao céu e dali busquemos o teu Filho unigênito, até que ele, vindo como Juiz do mundo, nos reúna para o gozo daquela vida bendita e eternal, que ele obteve para nós mediante o seu próprio sangue. Amém.


Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected prayers on facing pages.
Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 40 e 41
Tradução: Marcos Vasconcelos, julho/2009.
(mv.tradutor@gmail.com)

Nenhum comentário: