sábado, 27 de fevereiro de 2010

ORAÇÕES E DEVOCIONAIS DE JOÃO CALVINO

12
Admoestação

Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor.
Jl 2.30, 31

Até então o profeta prometera que Deus trataria o seu povo amorosa e generosamente; tudo o que dissera intentava elevar o espírito das pessoas e enchê-las de alegria. Agora, porém, ele parece ameaçá-las novamente com a ira de Deus e a aterrorizar homens desditosos, que mal recuperavam o fôlego; porque, à época em que o profeta falava, os judeus experimentavam a pior aflição. Mas isso é uma admoestação, não uma ameaça. O profeta os advertia sobre o que estava por vir, para que os fiéis não achassem que estavam totalmente livres de cuidados e sofrimentos, pois sabemos como os homens são inclinados à autocondescendência. Joel, portanto, faz-nos ver que embora Deus alimente a sua igreja com generosidade, dê provas exteriores do seu amor paternal e derrame o seu Espírito (prova muito mais extraordinária), ainda assim os fiéis continuarão a ser afligidos com muitos dissabores. Pois Deus não pretende tratar com delicadeza exagerada a sua igreja na terra, antes, ao dar sinais da sua bondade, mistura ao mesmo tempo alguns exercícios para a paciência, de sorte que os fiéis não se rendam aos prazeres das bênçãos terrenas, nem durmam sobre elas, mas busquem sempre coisas superiores.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, que do modo como estamos cercados de tantas angústias por todos os lados e, em sendo tal a nossa condição, que em meio a gemidos e aflições contínuas a nossa vida mal se manteria se não nos amparasses com graça espiritual; — ó concede que aprendamos a procurar a face do teu Ungido e a buscar a sua consolação em nossos infortúnios, consolação tal que não roube a atenção da nossa mente, ou ao menos nos conserve no mundo; que eleve nossos pensamentos ao céu, assegurando diariamente ao nosso coração o testemunho da nossa adoção; e que, embora tenhamos de suportar muitos males nesse mundo, persistamos em nosso rumo lutando e esforçando-nos com perseverança invencível, até que ao findar nossos labores alcancemos o descanso bendito, conquistado para nós pelo sangue do teu Filho unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected prayers on facing pages.
Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 36 e 37
Tradução: Marcos Vasconcelos, julho/2009.
(mv.tradutor@gmail.com)

Nenhum comentário: