domingo, 17 de janeiro de 2010

DEVOCIONAIS E ORAÇÕES DE JOÃO CALVINO - A Divindade de Cristo

Lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê; em Betel, achou a Deus, e ali falou Deus conosco. O Senhor, o Deus dos Exércitos, o Senhor é o seu nome
Os 12.4-5


É necessário observar que aqui o profeta testemunha que mesmo sendo um anjo era também o eterno e único Deus verdadeiro. Mas, talvez alguém pergunte, como poderia ser ele o Deus eterno e ao mesmo tempo um anjo? Quando o Senhor aparecia por meio de seus anjos, dava-se a eles o nome de Iavé. Mas, na verdade, não era a todo e qualquer anjo que se dava esse nome, mas ao anjo principal, mediante quem o próprio Deus se manifestava. Decorre, então, que esse anjo era verdadeira e essencialmente Deus. No entanto, isso só se aplicaria rigorosamente a Deus se houvesse distinção de pessoas. Por isso, é indispensável que haja na Divindade alguém a quem se possa aplicar o nome e o título de anjo, porque se tomarmos a palavra “Deus”, indiferente e indistintamente, e a considerarmos como a denotação da essência Divina, sem dúvida seria inconsistente afirmar que Deus é Deus e também, um anjo. Mas quando diferençamos as pessoas da Divindade, não há inconsistência. Por quê? Porque Cristo, Sabedoria Eterna de Deus, assumiu o papel de Mediador antes de assumir a nossa carne. Nesse caso, portanto, ele era o Mediador, e nessa qualidade, também um anjo; sendo ao mesmo tempo Iavé, que é agora Deus manifestado na carne.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como hoje te mostras a nós como Pai tão clemente, dando-nos em teu Filho unigênito penhor tão singular e valioso do teu favor; — Ó concede que nos consagremos inteiramente a ti e te prestemos o verdadeiro e obediente serviço devido ao Pai, de modo a não termos em toda a vida nenhuma outra meta senão a de confirmarmos a adoção com que nos agraciaste para sempre, até que finalmente partilhemos dos frutos dela, quando nos reunires no teu reino eternal com Jesus Cristo, teu único Filho. Amém.



Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected prayers on facing pages.
Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 22 e 23.
Tradução: Marcos Vasconcelos, junho/2009.
(mv.tradutor@gmail.com)

Nenhum comentário: