sábado, 23 de janeiro de 2010

DEVOCIONAIS E ORAÇÕES DE JOÃO CALVINO - O Verdadeiro Rei

A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro. Onde está, agora, o teu rei, para que te salve em todas as tuas cidades? E os teus juízes, dos quais disseste:
Dá-me rei e príncipes?
Os 13.4-5

Deus, como já havia declarado antes, repete que sempre será o mesmo: “Embora os israelitas me acusem de não diligenciar no meu rumo usual de bondade, o que é falssíssimo, pois permaneço sempre o mesmo e sempre estou pronto a manifestar bondade aos homens — pois, como já declarei noutro lugar, não abandono as obras das minhas mãos (Sl 138.8). Ora, uma vez que continuo a mostrar mercê aos homens, o acesso ao meu favor está fechado por causa da impiedade deles. Assim, que examinem a si mesmos, quando clamarem e eu não responder; que admitam a própria falta, quando em suas perversidades de algum modo definharem de pesar, sem alívio, porque eu agiria como sempre tenho agido e achariam em mim um libertador, se neles não tivesse havido mudança.”

Oração

Concede, ó Deus onipotente, que assim como nos deste para sempre teu Filho unigênito para reinar sobre nós e segundo o teu querer consagraste-o Rei sobre nós, de sorte que, sob a sua mão, estejamos perpetuamente a salvo e em segurança dos ataques todos do Maligno e do mundo; — ó concede que nos deixemos governar pela sua autoridade, e assim nos conduzamos, para que ele mesmo continue sempre a zelar pela nossa segurança; e que assim como nos entregaste a ele, para que seja o guardião da nossa salvação, assim também não permitas que nos desviemos nem caiamos, mas preserva-nos sempre no seu serviço, até que finalmente sejamos congregados àquele bendito e eterno reino, adquirido para nós pelo sangue do teu Filho unigênito. Amém.



Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected prayers on facing pages.
Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 26 e 27.
Tradução: Marcos Vasconcelos, junho/2009.
(mv.tradutor@gmail.com)

Nenhum comentário: