terça-feira, 3 de novembro de 2009

Conferência de Teologia Vida Nova - 2009: Um relatório pessoal

Olá, amigos. Depois de alguns dias fora de atividade no blog, estamos retornando ao batente. Hoje desejo fazer um breve relatório da Conferência de Teologia Vida Nova - 2009.

Contamos com a presença dos irmãos representantes e consultores acadêmicos da EVN Celso, Cristiano e Sérgio. Os palestrantes Pr. Jonas Madureira e Pr. Franklin Ferreira deram "um show de bola" nas palestras. A união de três Seminários (Pentecostal do Nordeste, Presbiteriano do Norte e Batista do Norte) conferiu à Conferência uma dimensão fraternal e cristã. A capela do Seminário Batista (e do Pentecostal, pela manhã) ficou lotada com estudantes, pastores e professores, bem como visitantes de diversas tradições evangélicas.

O Pr. Jonas ficou com a parte devocional. Mas, não pense que foi devocional "piegas". Foi devocional teológico-histórico-hermenêutico: Bíblia, Tomás de Aquino e Agostinho. Sua apresentação sobre o excelente livro do Grant Osborne, a Espiral Hermenêutica (lançamento), gerou debate sobre o papel do autor no processo interpretativo, pois o Osborne regasta o papel do texto neste processo. Osborne não nega o autor; antes o defende; mas, a fim de evitar a "crítica liberal", ele toma uma postura mais canônica, isto é, o texto é o limite para interpretação. O Pr. Jonas apresentou o conteúdo do livro e fez uma exemplificação na chamada "parábola do filho pródigo".

O Pr. Franklin tratou primeiramente sobre Lutero e a Justificação pela Fé; falou sobre o processo de conversão de Lutero e como chegou-se ao rompimento da ICAR. Um professor do STBN, participou da "mesa redonda" na quarta-feira. Não houve debate, de fato.

Na quinta-feira, o Pr. Franklin falou sobre a "Hermenêutica de João Calvino": os pressupostos da hermenêutica de Calvino, o método (brevidade e clareza), os objetivos etc. Este blogueiro teve uma participação na "mesa redonda" de quinta-feira, juntamente com o Reitor do SPN como moderador. Tivemos um bom debate-expositivo sobre as implicações, urgência e necessidade da hermenêutica calvinista para os nossos dias.

Na sexta-feira, para fechar com chave de ouro (êita que chavão....!), o Pr. Jonas falou sobre o "quid" de Agostinho e a insuficiência das evidências para a "prova" da Existência de Deus!(e eu, pressuposicionalista, fiquei maravilhado!). O Pr. Franklin falou acerca da "visão social de João Calvino" e como a cosmovisão calvinista influenciou pessoas como o Primeiro Ministro da Holanda, Abraham Kuyper; o assunto sobre política perdurou no debate na "mesa redonda", desta feita mediada pelo Pr. Robert Schuller (Reitor do Batista) e a Profa. Joyce (coordenadora do curso de Teologia do Batista do Norte). Minha impressão? Encantado! Alto nível de debate!

Foram, sem dúvidas, momentos abençoador. Quem participou e conheceu os "meninos" da EVN, pôde encontrar neles pessoas crentes, fiéis e piedosas em Cristo Jesus.

A convivência com aqueles irmãos foi uma benção no Recife. Aprendi e muito com eles; pude conversar com meu irmão e amigo Pr. André Holanda (prof. de Filosofia e Apologética do Batista do Norte); rever o Prof. Alfredo (Teologia no Batista do Norte); ouvir as aulas do Pr. Schuller; a confraternização e compartilhamento dos amigos do SPN (Stéfano e Marcos); Revi muitos amigos que eu não consegueria transcrever todos os nomes, mas são pessoas a quem estimo e amo em Cristo Jesus. Enfim, o aprendizado foi supreendente e gratificante.

Queira Deus que outros encontros como este sejam promovidos. A exposição de uma boa teologia e a necessidade destas pontes para despertar nos estudantes de Teologia uma paixão pela piedade com erudição, se fazem extremamente urgentes em nosso contexto cada vez mais afastado das Escrituras, cuja "teologia"(?) barateia a graça em barganhar com Deu$ os "reinos deste mundo, e a glória deles"(Cf. Mt 4. 8). A crise da "espiritualidade do balde furado" - sim, pois é preciso novos modismos, novas "unções", novos "sacrifício$", novos "cair no espírito" etc. para viver cada dia - em que os "crentes"(?) estão cada vez mais assemelhados aos pagãos gnósticos em rejeitar o intelecto, se agrava a cada dia. Conferências como esta da EVN - 2009, vêm proporcionar perguntas e respostas aos questionamentos do agora e que as pessoas estão fazendo.

Portanto, aos Consultores Acadêmicos da EVN que coordenaram a Conferência (Ceslo, Cristiano e Sérgio); aos palestrantes que se dispuseram (Pr. Jonas Madureira e Pr. Franklin Ferreira) , aos Reitores dos Seminários que ser uniram (Rev. Marcos André, Pr. Robert Schuller e Pr. Thomas Fodor (representados pelo Rev. Maurício Pastick e Pr. Mário Félix); aos pastores, professores e alunos apoiaram este evento; à equipe de filmagem da Rede Estação de TV, que lá esteve filmando todo evento; à Livraira Luz e Vida (nas pessoas do Pr. Glebson e Roberval , que apoiaram com o stand de livros); agrade-se o Senhor Deus em continuar a abençoá-los rica e abundamente, concedendo-lhes sempre este espírito e consciência da importância de um trabalho como estes. O trabalho pertence aos irmãos, mas a glória pertence ao Senhor Deus!

Postado por Gaspar de Souza

PS: Não pude postar absolutamente nada no fim de semana. Estava em Buíque, num Seminário da Reforma Protestante, por convite do Rev. Aroldo Esse e do Diác. Rogers Farias . Neste Seminário fui o palestrante. Depois, na segunda-feira, fui ao "Vale do Catimbau". Depois postarei algumas fotos do Vale. Não tirei fotos dos eventos. Mas pegarei com os colegas que bateram.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Gaspar! Parece que estivemos em trabalhos diferentes! Fui na palestra de quinta-feira quando o Pr. Jonas, cansativamente, falou sobre o livro de Grant Osborne. Achei que ele se perdeu em alguns momentos delirantes da sua filosofia apresentada e quando o Pr. Franklin começou a falar parecia que estava lendo a Era dos Reformadores de Justos González! Talvez seja a minha limitação nos assuntos que tenha contribuído para o meu desinteresse pelas palestras. Mas alguma coisa é melhor que nada, principalmente, no seminário batista!

Um abraço

Sem. Rogerio - SPN

Anônimo disse...

Boa tarde, sem. Rogerio,

Achei impertinente e deselegante seu comentário.

Vamos por partes:

1. Quanto ao Jonas, talvez vc tenha cochilado. Sei lá viu, cochilou, bateu com a cabeça no banco da frente, e ficou meio tonto. Delirante? Talvez vc tenha cometido um ato falho freudiano. hehe

2. De minha parte, respiro aliviado em saber que vc reconhece "limitação nos assuntos" tratados, o que lamento, vindo de um aluno do SPN, comprometido com a fé reformada. Se vc tivesse um pouco mais de domínio de fontes, vc (que tem todo o direito de não ter gostado da conferência) poderia ter dito: "ele somente leu o que está no livro dele". Mas, pelo jeito, nem J. Gonzalez vc leu. hehehe Na TS que eu escrevi tem uma seção sobre a hermenêutica de Calvino, com as fontes e citações diretas. Se vc tiver um tempinho, dá uma olhada. Vc verá que a palestra veio de lá. E quem sabe vc aprenda uma ou duas coisinhas.

3. Sua menção ao STBNB é inoportuna e arrogante. Lembre-se de que se o SPN tem boa reputação, isto se deve à graça de Deus. Que também está operando no STBNB. Ore por eles.

Abs
Franklin