terça-feira, 31 de março de 2009

OS NOVOS SACERDOTES

Pastor diz ao casal: "Seu filho precisa de acompanhamento profissional. Esta baixa estima dele só pode ser por alguma causa ou distúrbio. A desobediência constante a vocês é claro sinal de que ele está com algum problema. Não se preocupem, tenho aqui no meu gabinete um cartão de minha clínica. Leve-o até lá para que ele possa falar comigo. Deixo claro que não sou freudiano; estou mais para corrente que estuda o comportamento, mas não separada dos símbolos que irão, depois de hipnotizá-lo, aflorar do inconsciente do menino. Até seria bom se estivéssemos todos e, holisticamente, faríamos uma sessão terápica de restauração."
Dave Hunt diz que "seria tolice falar de química cristã ou medicina cristã, e no entanto a expressão psicologia cristã é comumente aceita. Por quê? Dá-se a impressão de que a psicologia lida legitimamente com as mesmas areas com que a Bíblia se ocupa, e pode, portanto, ser unida ao cristianismo".


Normalmente, tem-se a impressão que a psicologia tem a resposta para todas as perguntas e problemas: depressão, relacionamento, rebeldia, infidelidade, baixa estima, ira, ansiedade etc.

Jay Adams (The Biblical View of Self-Esteem, Self-love and Self-Image), tratando da psicoterapia afirma que "qualquer sistema que se proponha a resolver problemas humanos à parte das Escrituras e do poder do Espírito Santo (como fazem todos os sistemas pagãos, inclusive o sistema do valor pessoal) é automaticamente condenado pela própria Escritura".

Não é que não haja valor naquele saber. Por exemplo, é de imensa ajuda as teorias do aprendizado e das resoluções de problemas, percepção, distúrbios etc. Porém, ao tratar daquilo que é reconhecidamente moral, o campo é outro. Veja, por exemplo, uma aplicação do humanista Maslow. Na hierarquia das necessidades, o alimento, vestuário, abrigo e outras coisas estão na base da pirâmide humana. Por outro lado, Jesus ensinou que "vida de qualquer não consiste na abundância do que possui"(Lc 12.15) e que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e estas outras coisas nos serão acrescentadas (Mt 6. 30). Assim, o próprio Jesus não está sendo contra as coisas apresentadas por Maslow, mas apenas põe as coisas na hierarquia correta. A necessidade de depender do Criador para todas as outras coisas.

Tenho visto exatamente isso. Conselheiro que são capazes de citar Freud, Jung, Rogers, de aplicar o Behaviorismo, Gestaltismo, a Psicanálise etc., mas incapaz de detectar a rebelião da natureza humana contra o Criador.

De fato, parece-me que para ser ministro do Evangelho é preciso, entre tantos saberes, ser psicólogo. Pastores que tenham sólida formação nas Escrituras, mas não são psicólogos, são vistos como incompetentes para aconselhar. Não se percebe que estas teorias vão ganhando espaço e autoridade sobre as Escrituras. Leia o que escreve Hunt sobre isso:

Os pastores começam a crer que não são competentes para aconselhar a partir das Escrituras sem voltarem ao seminário [ou Faculdade - NA] para um curso avançado de psicologia. São competentes para pregar ou ensinar a Palavra de Deus se têm um diploma de teologia, mas incompetentes para aconselhar usando a Palavra de Deus sem um diploma de psicologia.

Os "novos sacerdotes" temem chamar pelo nome correto aquilo que as psicologias chamam por outro.

Skinner reconhece o problema ao dizer que: "se o pecado é o problema, então:

1) não existe remédio humano para o pecado e;


2) a única cura para o pecado é Cristo"(apud Psychopathology or Sin? Dr. Ab Abercrombie)

Enfim, como diz o Dr. Abercrombie, "como conselheiro bíblico devemos começar com o núcleo da verdade, definida na Escritura, e não permitir a nós mesmos ser mal orientados nas águas da especulação psicológica. Existe bastante desconhecimento sobre os elementos orgânicos e mental da vida. Mas, biblicamente conhecemos bastante acerca dos pecados humanos e o poder redentivo de Cristo, a purificação, a misericórdia, a restauração. Em qualquer outro debate científico, o assunto está encerrado"

Não deixe de ver o vídeo abaixo e comentar o post.


Postado por Gaspar de Souza

Nenhum comentário: